Nossas Áreas
Jurídico Cível
Quem Somos
Somos o setor da construtora que atua de forma preventiva e contenciosa dando suporte legal às
diversas áreas da empresa, tratando de ações e seus desdobramentos junto a tribunais e órgãos
públicos e privados, bem como trata de assuntos diretamente com a diretoria e presidência de forma a
orientar a tomada de decisões de forma mais segura.
O escopo da área ainda engloba o acompanhamento
das mais diversas atividades pertinentes ao andamento da construtora interna e externamente, visando
minimizar riscos e atuar de acordo com a legislação aplicável, identificando riscos jurídicos e
implementando medidas e ações preventivas ao dia a dia da companhia.
Atribuições e informações
Gestão dos Processos Judiciais
- Receber e registrar ações judiciais
- Analisar e classificar os processos por tipo e prioridade
- Monitorar o andamento dos processos e manter registros atualizados.
Defesa Judicial
- Elaborar e apresentar defesas e recursos
- Representar a empresa em audiências e julgamentos
- Contratar e coordenar advogados externos quando necessário.
Estratégia Jurídica
- Definir e implementar estratégias de defesa para minimizar riscos e perdas
- Avaliar a viabilidade de acordos e negociações
- Desenvolver planos de contingência para litígios de alto risco.
Análise de Riscos
- Identificar e avaliar os riscos legais associados a litígios
- Fornecer pareceres jurídicos para a gestão da empresa sobre riscos e implicações de processos judiciais. Atualizar a empresa sobre mudanças na legislação e jurisprudência que possam afetar os processos.
- Consultoria Jurídica Interna
- Oferecer suporte e consultoria jurídica para as áreas da empresa, nas etapas de um novo empreendimento, no estudo de viabilidade, definição do produto, legalização, vendas, execução e entrega da obra
- Participar dos lançamentos, e ficar no stand, esclarece dúvidas dos clientes sobre obra por administração
- Durante execução da obra atender vizinhos sobre reclamações (por exemplo barulho) tentando evitar ações judiciais
- Participar em reuniões estratégicas e fornecer opiniões legais
- Elaborar, revisar e aprovar contratos e documentos legais para evitar futuros litígios.
Mediação e Conciliação
- Negociar acordos e termos de conciliação entre as partes envolvidas
- Participar em sessões de mediação para resolver disputas fora do tribunal.
Coordenação com Outras Áreas
- Trabalhar em conjunto com as áreas de compliance, auditoria e financeira para garantir conformidade e gerenciar riscos
- Colaborar com equipes de projetos para mitigar riscos legais em novos empreendimentos.